Por que usar o e-mail marketing para impulsionar a sua loja virtual?

Por que usar o e-mail marketing para impulsionar a sua loja virtual?

Vender pela internet é uma realidade que possui igual ou mais relevância do que as vendas em lojas físicas. Afinal, o setor registra crescimento contínuo nos últimos anos — e com potencial para se desenvolver ainda mais. E uma boa maneira para isso é por meio do e-mail marketing.

Podemos dizer que se trata de uma estratégia fundamental para impulsionar a sua loja virtual. O e-mail possui uma das maiores taxas de eficácia, quando bem utilizado.

E, para que você consiga avaliar esses benefícios, nós revelamos a importância do e-mail marketing para o e-commerce. E também algumas dicas para utilizá-lo. Confira!

A importância do e-mail marketing para uma loja virtual

Com o e-mail marketing, você consegue personalizar ao máximo o envio de ofertas aos seus clientes. É só imaginar o uso combinado do histórico de compra de cada um deles com o alcance e eficácia do e-mail.

Dessa maneira, é possível empreender no e-commerce sem gastar muito. Principalmente, porque se trata de uma estratégia acessível e eficaz. Para potencializar os resultados, confira algumas dicas para atingir os objetivos desejados.

Respeite a privacidade dos seus clientes

Embora seja eficaz, o e-mail ainda é uma ferramenta de comunicação particular. Por isso, nunca envie ofertas, promoções e outros e-mails sem o consentimento do consumidor.

Isso acontece porque um endereço de e-mail válido é exigido para a realização do cadastro em sua loja virtual. E, na maioria das vezes, é o endereço particular daquela pessoa.

Só que, entre o cadastro e a permissão do usuário em receber seus conteúdos via e-mail existe um abismo. E respeitá-lo é o primeiro passo para uma boa estratégia de e-mail marketing.

Do contrário, o cliente pode se sentir desrespeitado e cancelar o disparo de e-mails para ele. Uma possível oportunidade de venda perdida, portanto.

Saiba impactá-lo

Um dos grandes trunfos do e-mail marketing é a sua alta capacidade de segmentação. Assim, você cria listas específicas para encantar diferentes perfis de usuários.

Isso significa, então: conhecer o seu público para enviar o e-mail certo para a pessoa certa. Quando isso não é feito, o e-mail perde a sua eficácia. Seria comparável a uma propaganda televisiva, que alcança milhões, mas não impacta a todos.

Atente-se a algumas dicas para encantá-los logo no título do seu e-mail:

  • Seja breve e objetivo, no campo do assunto, para dar ao usuário a liberdade de abrir aquele e-mail;
  • A criatividade deve ser usada para estimulá-lo a abrir. E isso deve ser feito em poucas palavras (de 6 a 10, no máximo);
  • Personalize a mensagem, para que o cliente se sinta especial;
  • Envie e-mails relevantes, apenas.

Assim, você tem mais chances de fazer com que o usuário abra o e-mail e se interesse pelo seu conteúdo periódico.

Acompanhe os resultados

Saber se as suas estratégias estão surtindo efeito depende do acompanhamento das principais métricas de e-mail marketing. Entre elas:

  • Crescimento da lista: quantos novos e-mails foram cadastrados em um período;
  • Inativação da lista: quantos pararam de interagir com os conteúdos enviados;
  • Taxa de abertura: é o índice de usuários que demonstram interesse no e-mail de sua loja virtual;
  • Taxa de cliques: aponta quantos e-mails foram clicados;
  • CTR: é a divisão entre o clique para abrir o e-mail e o redirecionamento à sua loja virtual.

Com isso, você tem muito mais chances de desenvolver uma boa plataforma de e-commerce.

 

E, caso você queira saber outras dicas, além dessas que trouxemos sobre e-mail marketing, para alcançar mais sucesso com sua loja virtual, curta a nossa página no Facebook e saiba de nossas novidades em primeira mão!

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