Dicas para otimizar a logística do e-commerce

Dicas para otimizar a logística do e-commerce

Hoje em dia, ninguém mais duvida que vale a pena vender pela internet. A conveniência de comprar a preços baixo e sem sair de casa, é um grande benefício.

Mas o e-commerce deve se atentar a diversos fatores para tornar o seu negócio rentável e cômodo para o cliente: um dos principais é a logística.

Como anda a logística de sua loja virtual? Para que você consiga responder com propriedade, neste post nós vamos apresentar algumas dicas para otimizá-la e melhorar a qualidade do seu e-commerce. Confira!

Mantenha controle sobre o estoque

O estoque é um dos grandes elementos estratégicos para o desenvolvimento de uma empresa. Quando falamos em logística, ele se torna fundamental.

Isso porque a falta de produtos prejudica a venda e o tempo de entrega para o cliente. O excesso, por sua vez, é considerado dinheiro mal aproveitado.

Saber equilibrar — e ter bons fornecedores — essa quantidade é fundamental para respeitar os prazos com o cliente e ter um bom capital de giro para manter o seu negócio em atividade.

 

Crie um modelo de entrega diferenciado

Você sabe o prazo médio de entrega da concorrência? Por que não, então, avaliar uma maneira de se diferenciar no serviço?

Para isso, analise as suas operações em busca de oportunidades de desenvolvimento. Reduza os gargalos e imprevistos e ofereça um sistema de entrega ágil e confiável.

Isso é determinante para fazer com que sua plataforma de e-commerce seja um sucesso!

 

Avalie a melhor opção de frete

O frete está entre os grandes desafios do setor. Afinal, o seu público-alvo espera agilidade a um baixo custo adicional.

Isso significa que você pode contar com um serviço de transportes confiável e que se alinhe aos seus objetivos e necessidades. Mantenha um olhar atento ao mercado, identificando qual empresa pode ajudar a otimizar ainda mais os serviços de entrega de sua loja virtual!

 

Considere formas alternativas de envio

Além das transportadoras, existem outras maneiras de otimizar a logística de seu e-commerce. Uma delas é a entrega no mesmo dia — às vezes, efetuada pelo serviço de motoboys. Pode encarecer o serviço, mas é um diferencial atraente para o consumidor.

Outra possibilidade é a retirada em lojas físicas de sua marca. Uma integração entre as lojas física e virtual e que podem ser um diferencial e tanto para o seu negócio.

 

Analise as possibilidades de usar a logística reversa

Por fim, podemos apontar a importância de um conceito ainda pouco usado no setor: a logística reversa.

Trata-se de um importante serviço, que é aquele necessário quando o cliente necessita trocar o produto (como a numeração de uma peça de roupa) ou não estava em casa para recebê-lo.

Assim, sua empresa consegue reduzir custos quando existe uma boa logística nesse sentido. Facilitar o novo envio ou a troca é uma maneira positiva de agregar valor à sua marca e também de fidelizar o consumidor.

Você tem outra dica de logística para ajudar a investir no e-commerce com mais qualidade? Não deixe de compartilhar conosco, no campo de comentários deste post!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*