Aprenda a fidelizar o cliente do seu e-commerce

Aprenda a fidelizar o cliente do seu e-commerce

Da mesma maneira que ocorrem em lojas físicas, a sua loja virtual também tem alto poder de fidelizar o cliente. Só é preciso se atentar a algumas questões fundamentais.

Neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre esse assunto. Assim, você terá todo tipo de informação para garantir uma experiência de compra ainda mais qualitativa aos seus consumidores.

Então, confira as quatro dicas que selecionamos para você aprender (ou aperfeiçoar suas técnicas para) a fidelizar o cliente do seu e-commerce!

  1. O relacionamento com o cliente é fundamental

Ainda que o elemento presencial não faça parte da rotina do e-commerce, esse relacionamento pode ser explorado de outras maneiras.

Para tanto, é importante que a loja virtual tenha meios de comunicação diversificados — e alinhados ao perfil do seu público-alvo. Por exemplo: se o seu consumidor usar o Facebook, por que não investir em uma página que enriqueça o relacionamento?

Sem falar da importância de um chat on-line, estratégias de e-mail marketing e um pós-vendas atencioso.  São alternativas funcionais que colocam o seu consumidor em primeiro lugar.

Com o tempo, mais pessoas vão se deparar com a atenção qualitativa dada ao seu público. Consequentemente, as boas experiências se traduzem em indicações a amigos e familiares, aumentando a base de clientes sem gastar muito.

Por falar nisso, manter esse bom relacionamento é fundamental para fidelizar o cliente. Especialmente, porque conquistar novos demanda um investimento 5 vezes maior do que manter os clientes atuais.

 

  1. Crie ações personalizadas

Uma boa plataforma de e-commerce se caracteriza por um site de carregamento rápido e responsivo, além de informações bem dispostas. Além disso, para fidelizar o cliente é necessário ter “algo a mais”.

E isso tem a ver com a criação de estratégias personalizadas com base no perfil do seu consumidor. Programas de fidelização, por exemplo, funcionam bem no comércio eletrônico.

Podem ser benefícios acumulados a cada compra, descontos por indicar amigos… Programas de fidelização tendem a trazer bons resultados. Mas, atenção: eles devem ser realmente atrativos para o público. Do contrário, o sucesso esperado dificilmente se concretizará.

 

  1. Promova uma logística encantadora

A conveniência em comprar sem sair de casa sempre foi um dos grandes trunfos do e-commerce. Por isso, fidelizar o cliente passa por uma experiência harmônica do início ao fim.

Bons fornecedores e parceiros permitem isso, inicialmente, ainda mais quando o serviço de entrega é terceirizado. Além disso, toda a logística deve ser pensada para ser exclusiva.

Isso significa que os seus prazos devem ser melhores que o da concorrência, que a entrega deve cumprir o prometido e que o produto deve estar nas melhores condições.

Do contrário, o que faria um cliente optar pelo seu serviço, em vez das mesmas condições oferecidas pelo concorrente?

 

  1. Tenha um pós-venda imbatível

Por fim, vamos nos ater, mais uma vez, à personalização dos serviços prestados para fidelizar o cliente. Com um sistema de pós-venda, você se aproxima mais do seu consumidor.

Que tal enviar um e-mail para saber a opinião dos clientes a respeito do produto adquirido? Ou uma carta personalizada, junto do item comprado, falando a respeito de sua marca e indicando meios de contato para o consumidor entrar em contato?

Agilidade, prestatividade e personalização são elementos imbatíveis para um pós-venda perfeito, e capaz de fazer do seu e-commerce um verdadeiro sucesso!

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