5 benefícios que o e-commerce gera para lojas físicas

beneficios do e-commerce

Quem tem uma loja física, certamente está sentindo os impactos que a internet está causando sobre as suas vendas.

 

No passado, todos os consumidores iam às lojas físicas para fazer compras. Agora, com o advento da internet a maioria está comprando pela internet por meio de desktops, tablets e smartphones.

 

Somente no primeiro semestre de 2016, o faturamento das vendas pela internet chegou a R$ 19,6 bilhões. O crescimento das vendas foi de 5,2%, e o número de consumidores comprando aumentou 31%.

 

Dados como esses mostram que a internet não pode ser ignorada pelos gestores de lojas físicas. É por isso muitos já têm incluído em sua estratégia a abertura de uma loja virtual para vender tanto no estabelecimento como pela internet. E isso têm se mostrado muito benéfico.

 

A seguir, mostraremos 5 benefícios que o e-commerce gera para lojas locais.

1.Aumenta a sua área de atuação

 

Lojas físicas têm um público muito restrito. Seus clientes ficam localizados nos seus arredores, na rua, no bairro ou na cidade em que ficam situados.

 

E isso os impede de se expandir e conquistar novos clientes. Uma das maneiras de se expandir é abrindo filiais em outros bairros e cidades. Mas isso requer um grande investimento, o que é inviável principalmente para pequenos negócios.

 

Um dos grandes benefícios do e-commerce é que ele derruba as barreiras geográficas. Com ele, o negócio local pode vender seus produtos em praticamente qualquer lugar do mundo, sem ter que abrir filiais em cada cidade de diversos países – o que seria algo completamente inviável.

2.Aumenta o seu tempo de funcionamento

 

As lojas físicas só ficam abertas em horário comercial, que vai, normalmente, das 8h até as 17 horas. Algumas permanecem funcionando por um período maior, inclusive em finais de semana e feriados.

 

Mas todas fecham as portas num determinado momento, para a equipe poder descansar. Ou porque o movimento fica muito baixo, o que torna inviável permanecer de portas abertas.

 

Apesar de fundamentais, os fechamentos impedem que a loja venda para clientes que querem comprar algo durante a madrugada, o final de semana e um feriado.

 

E isso impacta no seu faturamento. Mas não existe uma loja física que consiga permanecer em pleno funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Só quem é capaz de funcionar assim são os e-commerces. Com eles, as lojas físicas não perdem vendas e permanecem funcionando o tempo todo.

3.Atrai mais clientes

 

Ao aumentar a sua área de atuação e o seu tempo de funcionamento com o e-commerce, a loja física acaba ganhando novos clientes. Mas esses não são os dois únicos fatores que contribuem para isso.

 

Como os consumidores de hoje em dia são mais digitais, eles acabam dando maior atenção às lojas que seguem as tendências tecnológicas e marcam presença na internet. Lojas que querem manter tradições e se negam a vender pela internet acabam não atendendo às necessidades desses consumidores e passando despercebidas por eles.

 

E, em curto e médio prazos, isso pode fazê-las perder muitos clientes e não sobreviver no mercado.

4.Alavanca o número de vendas

 

Com mais clientes comprando, o volume de vendas da loja aumenta e seu faturamento é alavancado. E com os recursos financeiros ganhos, ela pode continuar se expandindo tanto fisicamente como na internet, para aumentar a sua carteira de clientes e fazer ainda mais vendas.

5.Gera vantagens competitivas no mercado

 

Conforme dissemos anteriormente, os consumidores estão mais digitais e preferem comprar pela internet. Mas, apesar disso, ainda não são todas as lojas físicas que estão marcando presença nesse meio.

 

Então, aquelas que começarem a vender pela internet chamarão a atenção do público e se tornarão únicas para ele. Com o e-commerce, a loja física consegue atrair não só novos clientes digitais, como também aqueles que deixaram de comprar nela simplesmente porque não vendia pela internet.

 

E, com isso, a loja consegue se diferenciar de seus concorrentes, ganhar vantagens competitivas e se tornar uma referência no mercado.

 

Esses são os principais benefícios que o e-commerce gera para as lojas físicas. Todos eles podem ser obtidos com um pequeno investimento, que é muito menor do que o necessário para abrir centenas ou milhares de estabelecimentos comerciais no Brasil e no mundo inteiro.

 

Abrir um e-commerce é, portanto, a principal estratégia que as lojas físicas podem usar para se expandirem, aumentarem suas vendas e continuarem atuando no mercado.

 

Viu só quantos benefícios o e-commerce gera para as lojas físicas? Leia o nosso post sobre como elaborar uma estratégia efetiva de e-commerce e comece a obtê-los!

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