4 dicas de ouro melhorar a experiência do usuário

4 dicas de ouro melhorar a experiência do usuário

Assim como a experiência de compra tem sido valorizada, a experiência do usuário em uma loja virtual tem igual relevância. Afinal de contas, a boa navegabilidade no e-commerce condiz com o elogioso atendimento que um cliente pode ter em lojas físicas.

Entretanto, é válido ter a ciência de que a experiência do usuário é uma atividade incessante. Afinal, ela é trabalhada tanto de acordo com as demandas do seu público-alvo quanto por meio de tendências e adventos tecnológicos.

Por isso, vamos observar, ao longo deste post, algumas dicas para melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual. Confira!

1 – Conheça as reais necessidades do seu público-alvo

Primeiramente, pergunte-se: você ouve e observa o que o seu consumidor busca e necessita? Pois é com base nas informações obtidas com tais atividades que você promove melhorias na experiência do usuário.

Isso significa que você deve recorrer às métricas em sua loja virtual e entender quais são as páginas mais acessadas, quanto tempo eles ficam nelas e o tempo que ficam navegando em seu e-commerce até encontrar o que procuram.

É importante observar que, quanto mais eficaz e ágil for essa busca, mais satisfatória será a experiência dele.

 

2 – Trabalhe os conceitos de interface do usuário e usabilidade

Além da experiência do usuário, dois outros conceitos importam no contexto de uma compra on-line:

  • Interface do usuário: é o direcionamento e disposição de itens e conteúdos em suas páginas, devendo ser atentamente construído para que a navegação seja impecável;
  • Usabilidade: é a promoção de uma navegabilidade fácil, prática, intuitiva e otimizada.

Ambos são complementares — e igualmente fundamentais — para compor uma experiência do usuário digna de elogios e em constante desenvolvimento.

 

3 – Promova uma produção de conteúdo relevante e consistente

Diversificar e promover conteúdos relevantes são estratégias que impactam positivamente a experiência do usuário. Para tanto, ele deve encontrar as informações que busca sem grande esforço — e com qualidade na produção de conteúdo.

Isso, além de ranquear melhor as suas páginas com base em técnicas de SEO, também diferencia a sua marca da concorrência.

 

4 – Estimule o engajamento do seu público

O consumidor, por meio da internet, está mais bem informado e tem a oportunidade de opinar — seja a respeito do seu produto, de uma experiência que teve ou de sua própria marca. E, ao estimular esse engajamento, você elabora mais oportunidades para criar uma boa experiência.

Isso pode funcionar tanto em suas redes sociais e blog quanto em sua loja virtual. Depoimentos nas páginas de cada produto contribuem muito para isso, pois ajuda a gerar mais credibilidade ao seu e-commerce e estreita o relacionamento com o seu consumidor.

Dessa maneira, você passa a cercar o seu público-alvo de atenções e cuidados para que, ao visitar a sua loja virtual, ele tenha à disposição uma série de facilitadores para que a navegação seja rápida, eficiente e capaz de proporcionar uma experiência memorável.

 

Quer entender, agora, como você pode dar o primeiro passo nessa direção, visando uma experiência do usuário cada vez mais qualitativa? Entre em contato conosco!

 

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