3 estratégias que geram um faturamento extra para lojas virtuais

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A todo o momento, o gestor de um e-commerce deve procurar formas de aumentar as vendas e o seu faturamento.

Isso é fundamental para a loja virtual crescer, se expandir e gerar mais lucros.

E divulgar o negócio e oferecer promoções não são as únicas formas de aumentar o faturamento. Existem outras estratégias que, se colocadas em prática adequadamente, geram ótimos resultados logo no curto prazo.

A seguir, mostraremos três estratégias que você pode colocar em prática para um faturamento extra ser gerado para a sua loja virtual.

  1. Oferecer produtos e serviços complementares

Os produtos complementares podem ser oferecidos tanto antes como depois da venda.

Um e-commerce de moda, por exemplo, pode oferecer ao consumidor produtos que complementem a peça que está sendo visualizada. Se ele está vendo uma camiseta, a loja pode dar sugestões de peças, como calças e sapatos, que a complementem, e oferecer um desconto para a compra do conjunto completo.

Isso induz o consumidor a adquirir não apenas uma, mas várias peças.

Se o cliente tiver comprado apenas uma, a loja virtual pode enviar para o seu e-mail (mediante a sua permissão) peças que ele possa gostar.

Não apenas produtos complementares podem ser oferecidos, como também serviços.

Se o e-commerce vende eletrodomésticos, por exemplo, ele pode oferecer planos de seguro ou assistência técnica. E ao citar os benefícios da contratação desses serviços, a loja acaba induzindo o consumidor à contratação deles.

E tanto os produtos como os serviços complementares acabam gerando um faturamento extra, que beneficia bastante o caixa do e-commerce.

 

  1. Criar um clube de vantagens

Muitas companhias já dão aos clientes a possibilidade deles se tornarem VIP ou Premium por meio de clubes de vantagens. Ao fazerem isso, eles ganham descontos exclusivos na compra de produtos, atendimento prioritário, presentes, etc.

Essa é uma estratégia que não só chama a atenção do público como também o fideliza. E clientes fidelizados geram uma receita recorrente para a empresa.

Ela também pode ser aplicada em e-commerces. Uma conta Premium de uma loja virtual pode oferecer, por exemplo, descontos em produtos, frete grátis, entrega expressa e atendimento prioritário.

E como poucos e-commerces adotam essa estratégia, os que a utilizam acabam se diferenciando no mercado e tendo seu faturamento aumentado.

 

  1. Oferecer assinaturas de produtos

Produtos que têm uma grande rotatividade, e que obrigam os consumidores a voltarem para o-commerce periodicamente podem ser oferecidos por meio de assinaturas.

Esse é o caso, por exemplo, de vinhos, peças de vestuário, livros, brinquedos, lanches saudáveis, etc.

Ao fazer uma assinatura (que pode ser mensal, bimestral, semestral, etc), o cliente recebe por um determinado período os produtos em sua casa, sem precisar ir ao e-commerce periodicamente.

Isso gera uma receita recorrente para o e-commerce, aumenta a rotatividade do seu estoque e melhora significativamente seus resultados.

Essas são as três principais estratégias que podem gerar um faturamento extra para lojas virtuais. É válido lembrar que todas elas requerem planejamento e, principalmente, análise de viabilidade.

Não se pode, por exemplo, oferecer opções de assinatura sem verificar o custo para entregar os produtos aos clientes periodicamente e a logística necessária para isso. E também não se pode criar um clube de vantagens sem analisar o impacto que a redução dos preços dos produtos causará ao caixa.

Se planejadas e colocadas em prática corretamente, não temos dúvida de que essas estratégias melhoram significativamente os resultados de um e-commerce.

 

Conferiu todas as estratégias? Se conhece alguma outra, aproveite para falar sobre ela no campo de comentários e compartilhar seus conhecimentos com a gente!

 

 

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